DIETA PARA PREVENIR A QUEDA DE CABELO

DIETA PARA PREVENIR A QUEDA DE CABELO

Existem muitas razões pelas quais você tem queda de cabelo. Além de doenças, efeitos colaterais de drogas e genética, os alimentos que você come – ou não come – podem levar à queda de cabelo e impedir o crescimento do corpo.

Existem muitas razões pelas quais você tem queda de cabelo. Além de doenças, efeitos colaterais de medicamentos e genética, os alimentos que você ingere – ou não ingere – podem levar à queda de cabelo e impedir que o corpo cresça saudável. Existem também algumas evidências que sugerem que certos alimentos podem ajudar a promover o crescimento de cabelos fortes e saudáveis.

Algumas das maneiras pelas quais os fatores dietéticos que podem levar à queda de cabelo incluem:

Resistência a insulina. Estudos têm mostrado que a resistência à insulina pode levar tanto à calvície de padrão masculino quanto à calvície de padrão feminino. A resistência à insulina é uma condição na qual seu corpo não responde à insulina como deveria, o que pode levar ao diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde, além da queda de cabelo. Pessoas que comem quantidades excessivas de gorduras saturadas, gorduras trans, sódio e açúcar adicionado têm um risco aumentado de desenvolver resistência à insulina.

Dieta vegetariana. Pessoas que consomem uma dieta vegetariana podem não obter a proteína de que precisam para ter um cabelo saudável. Se você é vegetariano, é importante trabalhar com um nutricionista para garantir que está recebendo a proteína necessária para prevenir ou reverter a queda de cabelo e manter sua saúde geral.

Distúrbios alimentares. Como as pessoas com transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, podem estar desnutridas, elas podem sofrer queda de cabelo. A perda de cabelo é um dos muitos efeitos colaterais potenciais dos transtornos alimentares. O tratamento de distúrbios alimentares pode ajudá-lo a obter as proteínas e outros nutrientes de que precisa, o que pode ajudar seu cabelo a começar a crescer novamente.

Suplemento de vitamina A. Muitas pessoas hoje estão tomando suplementos dietéticos na esperança de melhorar sua saúde. Mas, em alguns casos, quantidades excessivas de suplementos dietéticos podem levar à queda de cabelo. Em particular, os suplementos dietéticos com uma quantidade excessiva de vitamina A podem causar queda de cabelo.

Depois de identificar os padrões alimentares que podem contribuir para a queda de cabelo, é hora de se concentrar em alimentos que podem ajudar a manter seu cabelo forte e saudável. Certifique-se de obter o suficiente dos seguintes nutrientes para promover o cabelo em sua dieta:

Proteína. O corpo precisa de proteína suficiente para o crescimento do cabelo. Embora a maioria das pessoas consuma proteína suficiente, algumas pessoas, especialmente as que seguem uma dieta muito restritiva, podem não ingerir o suficiente. Boas fontes de proteína são carne, frango, peixe, feijão, ervilha, tofu, ovos, nozes, sementes, leite e laticínios.

Ferro. O ferro é um mineral de que seu corpo precisa por vários motivos, incluindo a manutenção de um cabelo saudável. Certas pessoas, incluindo bebês, crianças pequenas, mulheres grávidas e mulheres e meninas menstruadas, têm um risco aumentado de se tornarem deficientes em ferro. Os alimentos ricos em ferro incluem carne, frango, peixe, vegetais folhosos, feijão, ervilha e cereais fortificados e outros produtos à base de cereais.

Tiamina (vitamina B1). A tiamina é uma vitamina que ajuda o corpo a converter os alimentos na energia de que necessita. Carne de porco, leite de soja, melancia e abóbora são especialmente ricos em tiamina.

Riboflavina (vitamina B2). A riboflavina é outra vitamina necessária para o crescimento de cabelos saudáveis. A riboflavina é encontrada no leite, laticínios, grãos inteiros, cereais fortificados e produtos de fígado.

Zinco. A deficiência de zinco pode causar queda difusa de cabelo em toda a superfície da cabeça. Boas fontes de zinco são aves, ostras, carne vermelha, feijão, nozes e cereais fortificados.

Vitamina D. A deficiência dessa vitamina, comum no inverno nas latitudes do norte, também pode estar associada à queda de cabelo na cabeça. As fontes dietéticas de vitamina D incluem peixes gordurosos, leite ou margarina fortificados e cereais fortificados.

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