Dieta mediterrânea com restrição calórica

Dieta mediterrânea com restrição calórica

Ao contrário das dietas de alta velocidade, como a toranja, a dieta mediterrânea não apresenta resultados rápidos. No entanto, é muito mais eficaz a longo prazo e ajuda a manter não só o peso, mas também a saúde. Além disso, seguir essa dieta é mais fácil e prazeroso, o que também afeta sua eficácia.

Qual é a essência da dieta

Aqui estão os princípios básicos da dieta mediterrânea:

  1. A dieta é baseada em frutas e vegetais, grãos integrais, legumes, nozes, queijo e iogurte. Esses alimentos podem ser consumidos todos os dias.
  2. A manteiga está sendo substituída por azeite e óleo de colza.
  3. Carne vermelha, ovos e doces devem ser consumidos o menos possível, ou podem ser totalmente excluídos da dieta.
  4. Peixes e aves devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.
  5. Você precisa beber seis copos de água por dia. Às vezes você pode beber vinho tinto.
  6. Você precisa adicionar algum exercício.

O que a ciência diz

A maioria das pesquisas sobre a dieta mediterrânea se concentra nos benefícios para a saúde do coração. Por exemplo, o Dr. Ramón Estruch recrutou para seu estudo de cinco anosPrevenção primária de doenças cardiovasculares com dieta mediterrânea 7.447 pessoas e mostrou que o risco de acidente vascular cerebral e doenças cardíacas em pessoas que seguem uma dieta mediterrânea é reduzido em 28-30% em comparação com pessoas que seguem uma dieta com baixo teor de gordura.

Embora a dieta mediterrânea seja mais comumente usada para prevenir doenças cardiovasculares, ela é eficaz para a perda de peso, especialmente a longo prazo. Isso é confirmado por vários estudos.Perda de peso com dieta pobre em carboidratos, mediterrânea ou pobre em gorduras , efeito de uma dieta mediterrânea na disfunção endotelial e marcadores de inflamação vascular na síndrome metabólica , efeitos de uma dieta mediterrânea na necessidade de terapia com medicamentos anti-hiperglicêmicos em pacientes com diabetes tipo 2 recém-diagnosticado: um ensaio randomizado

Uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados mostrouDieta mediterrânea e perda de peso: meta-análise de ensaios clínicos randomizadosque a dieta mediterrânea pode ser uma ferramenta útil para perder peso, especialmente se você cortar calorias.

Dieta Ornish

Esta é uma dieta com baixo teor de gordura inventada por Dean Ornish, professor de medicina da Universidade da Califórnia. Seu objetivo é melhorar a saúde cardíaca, perder peso e diminuir o colesterol e a pressão arterial.

Qual é a essência da dieta

A regra principal da dieta Ornish é que a gordura não deve ser superior a 10% da ingestão total de calorias. Ao mesmo tempo, é aconselhável excluir carnes e peixes, manteiga e margarina, azeitonas, abacates, sementes, nozes, laticínios gordurosos, doces, álcool.

A dieta pode conter laticínios com baixo teor de gordura, clara de ovo e biscoitos com baixo teor de gordura. Você pode consumir legumes, frutas, grãos, vegetais sem restrições.

Além da dieta, Ornish aconselha exercícios (pelo menos 30 minutos cinco dias por semana ou 60 minutos três dias por semana), lidar com o estresse por meio de ioga e meditação e passar tempo com seus entes queridos.

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O que a ciência diz

EstudeMudanças intensivas no estilo de vida para reversão da doença coronariana Ornish, publicado no Journal of American Medical Association em 1998, mostrou que as pessoas que seguiam sua dieta perdiam 10 kg em um ano e, após cinco anos, mantinham um peso 5 kg diferente de seus valores originais.

No estudo da Universidade de Stanford mencionado acima, as pessoas que faziam a dieta Ornish perderam em média 2,2 kg por ano. No entanto, o Dr. Michael L. Dansinger obteve resultados diferentes em 2005.Comparação das dietas Atkins, Ornish, Weight Watchers e Zone para perda de peso e redução do risco de doenças cardíacas… Durante o ano, os participantes da dieta Ornish perderam 3,3-7,3 kg, e aqueles que estavam na dieta Actins perderam 2,1-4,8 kg.

Dano potencial

Tal como acontece com a dieta vegana, as pessoas que seguem a dieta Ornish podem sofrer de deficiências de proteínas e vitamina B12. Portanto, vale a pena tomar essa vitamina em suplementos e, muitas vezes, incluir legumes ricos em proteínas vegetais na dieta.

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O que isso significa

Como você pode ver, todas as dietas são muito diferentes. A dieta Atkins restringe os carboidratos, a dieta Ornish restringe as gorduras. A dieta Paleo se concentra na carne, enquanto a carne vegana é completamente excluída. Além disso, pesquisas científicas confirmam os benefícios e a eficácia de todas essas dietas. E isso é simplesmente maravilhoso!

Escolha uma dieta que não o faça desistir de seus alimentos favoritos. Não consigo viver sem carne, escolha a dieta Paleo ou Atkins. Ame massas, torne-se vegano ou siga uma dieta mediterrânea. Se você puder evitar facilmente alimentos gordurosos, a dieta Ornish o ajudará a perder peso.