Perda de peso após a gravidez: recuperando seu corpo

Perda de peso após a gravidez: recuperando seu corpo

A perda de peso após a gravidez leva tempo, mas é possível. Concentre-se em uma dieta saudável e inclua a atividade física em sua rotina diária.

Se você for como a maioria das novas mamães, está ansiosa para guardar suas roupas de grávida e vestir seus jeans velhos. Compreenda a maneira inteligente de abordar a perda de peso após a gravidez e promover uma vida de boa saúde.

Considere seus hábitos alimentares

Quando você estava grávida, você pode ter ajustado seus hábitos alimentares para apoiar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebê. Após a gravidez, a nutrição adequada ainda é importante – especialmente se você estiver amamentando. Fazer escolhas sábias pode promover uma perda de peso saudável após a gravidez.

  • Coma mais alimentos vegetais, incluindo frutas, vegetais e grãos inteiros
  • Escolha proteína magra de uma variedade de fontes
  • Limite doces e sal
  • Controle do tamanho das porções

Inclua a atividade física em sua rotina diária

No passado, muitas vezes as mulheres eram instruídas a esperar pelo menos seis semanas após o parto para começar a se exercitar. Hoje, porém, o jogo da espera acabou.

Se você se exercitou durante a gravidez e teve um parto vaginal sem complicações, geralmente é seguro começar exercícios leves alguns dias após o parto – ou assim que se sentir pronta. Se você fez uma cesariana ou teve um parto complicado, converse com seu médico sobre quando iniciar um programa de exercícios. Geralmente, você pode começar exercícios leves cerca de quatro a seis semanas após o parto.

Quando seu provedor de serviços de saúde dá o OK:

  • Leve em consideração a amamentação. Se você estiver amamentando, alimente seu bebê antes de fazer exercícios para evitar o desconforto causado por seios ingurgitados. Use um sutiã de suporte.
  • Comece devagar. Comece com exercícios simples que fortaleçam os principais grupos musculares, incluindo os músculos abdominais e das costas. Gradualmente, adicione exercícios de intensidade moderada.
  • Inclua seu bebê. Se você tiver dificuldade em encontrar tempo para se exercitar, inclua seu bebê em sua rotina. Leve seu bebê para uma caminhada diária em um carrinho de bebê ou cadeirinha.
  • Não vá sozinho. Convide outras mães para uma caminhada diária ou tente uma aula de exercícios pós-parto. Trabalhar com outras pessoas pode ajudar a motivá-lo.

Lembre-se de beber muita água antes, durante e depois de cada treino. Pare de se exercitar se sentir dor. Isso pode ser um sinal de que você está exagerando.

O bônus de amamentar

A amamentação também pode ajudar a perder o peso ganho durante a gravidez. Isso ocorre porque, ao amamentar, você usa células de gordura armazenadas em seu corpo durante a gravidez – junto com as calorias de sua dieta – para alimentar sua produção de leite e alimentar seu bebê.

Defina metas realistas de perda de peso

A maioria das mulheres perde cerca de 5,9 quilos durante o parto, incluindo o peso do bebê, placenta e líquido amniótico. Durante a primeira semana após o parto, você perderá peso adicional ao verter os fluidos retidos – mas a gordura armazenada durante a gravidez não desaparecerá por si mesma. Por meio de dieta e exercícios regulares, pode ser razoável perder até 0,5 kg por semana. Pode levar de seis meses a um ano para retornar ao peso anterior à gravidez, esteja você amamentando ou não.

Seja gentil consigo mesmo ao aceitar as mudanças em seu corpo. Acima de tudo, orgulhe-se de seu estilo de vida saudável.

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